23/08/2024 21:08:08

Anticoncepcional: tudo o que você precisa saber!

. Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra?

Não, o período de pausa, seja ele de 4 ou 7 dias, não significa que o efeito contraceptivo esteja suspenso. Não é preciso utilizar camisinha na pausa se o anticoncepcional tiver sido tomado de forma correta no ciclo anterior.


. Tomei 2 comprimidos do anticoncepcional no mesmo dia por engano. O que fazer?

Nada. Tome a pílula normalmente no dia seguinte como se nada tivesse acontecido. A cartela irá acabar um dia antes do previsto, mas isso não é problema. Faça a pausa de 7 dias e comece uma nova cartela.


. Antibióticos cortam o efeito da pílula?

Não, isso é mito. Excetuando-se a rifampicina, que realmente pode cortar o efeito do anticoncepcional, nenhum estudo conseguiu comprovar que outros antibiótico provocam falha da pílula.


. O que fazer se a menstruação não vier durante a pausa?

Se você está tomando a cartela de forma correta, é pouco provável que a não descida da menstruação seja gravidez. Estresse, infecções, mudanças na dieta e exercícios são algumas das causas mais prováveis.


. Já está na hora de começar uma nova cartela e a menstruação continua descendo. O que devo fazer?

Nada, assim que terminarem os 7 dias de pausa, comece uma nova cartela normalmente. Se o sangramento não parar após o reinício, procure o seu ginecologista.


. Ainda não acabei a cartela e a menstruarão já desceu. O que fazer?

Nada. Continue tomando a pílula conforme o plano, pois não há nenhum problema.


. Após alguns anos é melhor suspender a pílula temporariamente para descansar os ovários?

Não. Não há nenhuma vantagem em suspender o anticoncepcional temporariamente após anos de uso. A pílula não “cansa” os ovários.


. Posso emendar uma cartela na outra para atrasar a menstruação e não sangrar durante uma viagem?

Se for algo pontual, sim. Mas se o seu objetivo for não menstruar mais durante um bom tempo, o ideal é conversar com o seu ginecologista para ele trocar sua pílula por uma que não tenha a pausa.


. Posso tomar a pílula de forma ininterrupta para não mais menstruar?

Sim, existem cartelas de pílulas em que todos os 28 comprimidos têm hormônios. Nesse caso, você emenda uma cartela na outra e não menstrua.


. Após o início da pílula, quanto tempo leva para ela fazer efeito?

Se você iniciar a cartela no meio do ciclo, geralmente o início da ação contraceptiva demora pelo menos 7 dias. É preciso usar camisinha nesse intervalo.

Por outro lado, se a cartela for iniciada no primeiro da menstruação, a ação é imediata e não é necessário utilizar outra forma de contracepção.


. Tomei a pílula anticoncepcional e vomitei logo depois. Devo tomá-la novamente?

Se a pílula tiver sido tomada há menos de 1 hora, é possível que ela tenha saído no vômito. Neste caso, por segurança, a mulher deve tomar um novo comprimido, principalmente se for a minipílula. No dia seguinte, o próximo comprimido deve ser tomado na hora habitual.

Se o episódio de vômito ocorreu mais de 1 hora após a ingestão da pílula, não é preciso repetir a dose.

Obs: diarreias, a não ser em casos muito agressivos, não interferem na eficácia da pílula.


. Existe uma idade mínima para começar a tomar a pílula?

Não. A partir do momento em que a adolescente tenha tido sua primeira menstruação, ela já pode engravidar. Portanto, toda adolescente com vida sexual ativa pode usar anticoncepcionais sem risco de atrapalhar o crescimento ou causar redução da fertilidade no futuro.


. Posso tomar anticoncepcionais orais durante a amamentação?

Em geral, a mulher não ovula durante o período de aleitamento. Se a mãe quiser ter uma maior segurança, e não está disposta a usar preservativos, o ideal é usar a minipílula, que não possui efeitos sobre a produção de leite.


. A pílula anticoncepcional faz mal?

Na imensa maioria dos casos, não. O risco de efeitos colaterais graves em mulheres jovens e saudáveis é muito baixo. Por exemplo, o risco de trombose é de 0,1% e de eventos cardiovasculares é de apenas 0,02%.

Porém, se você tiver história familiar forte ou qualquer doença que aumente o risco de efeitos adversos da pílula, o ideal é utilizar outro método.


. Existe risco de gravidez se eu trocar a marca do meu anticoncepcional?

Não, contanto que você comece a nova cartela no dia correto.


. É preciso trocar a marca do anticoncepcional de tempos e tempo para o corpo não se acostumar?

Não, não existe essa história do corpo se acostumar ao anticoncepcional. Se você se dá bem com a sua pílula, pode ficar com ela pelo resto da vida.


. A pílula anticoncepcional altera o resultado do exame de Beta-hCG ou de outros testes de gravidez?

Não, não há interferência alguma entre a pílula e os resultados do teste de gravidez.


. A pílula anticoncepcional engorda?

Esse é um tema polêmico. A resposta mais simples é: não, não engorda.

Estudos mostram que realmente algumas mulheres ganham peso após o início da pílula, mas outras mantém o peso estável e há várias que até emagrecem. Não existe portanto, um padrão fixo. As mulheres que engordam de forma relevante provavelmente têm outro motivo para isso, a culpa não é só da pílula.


Fonte:Mdsaude


597 visualizações