. Quais são os erros mais comuns que levam à falha da pílula?
Os dois principais erros são o esquecimento na hora de tomar a pílula e o erro na hora de começar uma nova cartela após a pausa de 7 dias
. Quanto tempo eu posso atrasar a toma da pílula sem haver risco de falha?
No caso da pílula combinada, atrasos de até 48 horas não costumam causar falha na eficácia, principalmente se isso ocorrer no meio do ciclo. Já no caso da minipílula, como já referido, o limite de atraso é de apenas 3 horas.
. O que fazer se eu esquecer de tomar a pílula anticoncepcional combinada?
Depende. Se apenas uma pílula estiver atrasada, basta tomá-la assim que se lembrar, mesmo que isso signifique tomar duas vezes mesmo dia.
Por exemplo, você deveria ter tomado a pílula às 22 horas, mas só se lembrou no dia seguinte de manhã, tome a pílula atrasada assim que puder e tome outra normalmente às 22h. A falha de uma única pílula combinada não provoca perda da sua eficácia.
Entretanto, se você já estiver com mais de 48 horas de atraso (2 pílulas em atraso), o efeito contraceptivo pode ter sido cancelado. Nesse caso, tome a pílula assim que possível e utilize outra forma de contracepção (ex: camisinha) nos próximos 7 dias, que é o intervalo necessário para a pílula voltar a ter efeito.
Se o atraso tiver ocorrido na última semana do ciclo (no final da cartela), volte a tomar a pílula assim que possível e suspenda o intervalo de 7 dias. Comece a nova cartela logo após o fim da última.
. O que fazer se eu esquecer de tomar a minipílula?
Se o esquecimento for maior que 3 horas, a mulher deve tomar a minipílula assim que possível e nos próximos 2 dias qualquer relação sexual deve ser feita com camisinha. Após 2 dias, o efeito contraceptivo já está de volta.
Fonte: Mdsaude