Você e/ou a sua empresa integram seus novos colaboradores
Neste artigo iremos comentar sobre o quanto o processo de integração dos colaboradores, está extremamente atrelado na qualidade e no resultado do produto ou serviço prestado.
Sabemos que o atual momento do cenário econômico no Brasil passa por dificuldades e a taxa de desemprego que hoje se encontra em 12,6% equivalente a 13 milhões de pessoas desempregadas, e para que possamos entender melhor a proporção desses números, o Chile possui aproximadamente 17 milhões de pessoas.
Devemos estar atentos com esses números para se ter a total compreensão de que o mercado das empresas brasileiras seja ela de que segmento for, não há espaço para perda de tempo, que dentro da organização isso significa lucro, e um colaborador que não tenha a total compreensão dos processos em que estejam engajados e que não compreendam quais são a Missão, Visão e Valores em que fazem parte, certamente possuem grandes chances de não darem certo.
Nessa parte não só os Recursos Humanos, mas também os gestores, colaboradores, também tem o papel chave no processo, pois somos responsáveis por transmitir aos novos colaboradores, todo o acolhimento para que eles se sintam seguros e capacitados para desempenhar em toda plenitude suas atividades.
Para compreender de uma maneira clara, o processo de integração não é estático, ele não se limita apenas ao primeiro dia de trabalho do profissional onde serão explicados para ele quais são as condutas, valores e cultura daquela organização.
O processo de integração deve ser dinâmico, fazendo com que talentos olhem para a organização e saibam que aquela empresa valoriza seus colaboradores e está transmitindo uma mensagem "aqui nós somos uma equipe, estamos em constante sinergia".
O processo de integração trás com ele grandes benefícios para o clima organizacional e para as relações interpessoais, isso agrega valor e ajuda gerir pessoas com mais eficácia. Podemos entender então que as composições de diversas ferramentas que precisam ser alinhadas são de extrema importância para o processo de integração das pessoas dentro das empresas que buscam estar com colaboradores que realmente possam vestir a camisa.
Devemos nos PREOCUPAR mais com colaboradores que só batem o PONTO, do que com colaboradores que batem METAS!